ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Você não engorda entre o Natal e o Reveillon do mesmo ano, mas do Reveillon para o Natal

Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho  (Foto: divulgação)

Na ceia de Natal e durante todo o ano, o preparo do alimento é muito importante para conservar os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Os legumes e verduras, de preferência, consumir in natura. Carnes (de boi, ave ou porco) deverão ser cozidas, preferindo os assados e grelhados em relação aos fritados. Tenha cautela com os gratinados, são mais calóricos e se você tem histórico de gordura no fígado a cautela deve ser redobrada.

Batata inglesa, arroz, queijo do reino, apresuntados, maionese, refrigerantes são ricos em calorias, portanto, devem ser consumidor moderadamente. Preferira alimentos com baixo teor de sódio e gorduras saturadas. As ervas e especiarias como manjericão, orégano, noz-moscada, açafrão podem substituir o sal em algumas receitas. Para temperar saladas a mistura com azeite e limão é uma boa pedida, uma receitinha simples, mas, muito importante para a saúde.

Amigos, engordar, aumentar o colesterol, adquirir gordura no fígado (esteatose), são processos contínuos. Em uma noite de ceia de Natal, a pessoa não vai adquirir essas mazelas. Equilíbrio e prudência são importantes. Passou dos limites? Volte ao foco no outro dia. Você não engorda entre o Natal e o Réveillon do mesmo ano. Mas do Réveillon para o Natal. Pense em você, tenha autocuidado.

Infelizmente, parece até chatice de médico algumas recomendações, porém é um alerta para você curtir o dia após a ceia de Natal sem desconforto intestinal, infecção. Quando eu atendia em plantão de hospital, era muito triste ver pessoas que passavam o dia 25 de dezembro com a família na emergência por problemas com o excesso de comidas e misturas de alimentos.

Quero destacar uma receita bem tropical com uma fruta de época e que gosto muito:

Salada de manga e peru

300 g de peito de peru cortado em cubos (é o peru mesmo, não as fatias embutidas)
300 g de queijo branco em cubinhos;
2 mangas sem casca cortadas em pedaços pequenos;
1 alface americana;
4 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
sal a gosto;
vinagre de maçã a gosto.

Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes picados. Tempere com o iogurte, sal e o vinagre de maçã a gosto. Leve para gelar e sirva em seguida.

Você pode substituir o peito de peru por uma ave de sua preferência.

A manga contém uma série de fitoquímicos e nutrientes e é uma rica fonte de carboidratos e fibras. Antioxidantes e vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. A manga também é uma boa fonte de vários minerais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro e Magnésio.

100g de manga contém, em média, 72 calorias.

Cuide-se, divirta-se e curta o natal com bem-estar ao lado da família e amigos.

Feliz Natal

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: contato@jademilsonsilva.com

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial