ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sábado, 25 de maio de 2019

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza 43 cidades em Pernambuco


     Foto: Romero Mendonça/secom

Quarenta e três municípios realizam ações, neste sãbado (25), no Dia D de vacinação contra a gripe em Pernambuco. Desde o início, em 10 de abril, a campanha imunizou 2,14 milhões de pessoas no estado, o que representa 81,25% do público alvo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a meta é atingir, no mínimo, 90% da população até dia 31 de maio.

Mais de 495 mil pernambucanos precisam ser imunizados. De acordo com a SES, é preciso consultar os pontos de saúde para saber quais deles funcionam em cada cidade e o horário de atendimento. Na ação deste sábado devem ser vacinados as crianças de 6 meses a  menores de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, adolescentes além de jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

Também estão nos grupos prioritários,  detentos e fincionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A secretaria elerta pais e responsáveis para vacinar as crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, público com cobertura de 77,76%. Esse foi o único grupo que não atingiu a meta mínima em 2018. 

Além disso, este ano, dos 23 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) com resultado laboratorial para influenza, 15 foram em crianças de até 4 anos. Isso representa 63,8% do total. Também precisam reforçar a vacinação, os integrantes dos seguintes grupos: pessoas que apresentam duas ou mais doenças simultâneas, policiais e membros das Forças Armadas.

Mais de 50 pontos fixos e volantes são disponibilizados pela prefeitura do recife para vacinação contra a gripe. A lista dos locais pode ser consultado na internet. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), também estão em supermercados, igrejas, estações do metrô e aeroportos para maior alcance da campanha.

Segundo a Secretaria, cerca de 100 mil recifenses ainda precisam se vacinar. Todos os pontos começam a vacinação às 8h. A igreja Batista da Rua Imperial, no bairro de São José, na área central do recife e o posto do Ceasa, no Curado, na Zona Oeste da cidade, ficam disponíveis até as 13h. No mercado de São José, no Centro, e no terminal da Macaxeira, também na Zona Norte, as atividades se encerram às 16h.

Todos os outros pontos funcionam até as 17h. Quem não pode se vacinar neste sábado, pode consultar a lista das 170 unidades de saúde que disponibilizam a vacina durante a semana. Algumas entendem o horário de atendimento até as 21h, como a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste do Recife.

Além da capital pernambucana, municípios da Zona da mata, agreste e sertão, participam do Dia D contra a gripe. São eles:

-Araçoiaba
-Cabo de Santo agostinho
-Jaboatão dos Guararapes
-Olinda
-Paulista
-Cumaru
-Machados
-Salgadinho
-Surubim
-Escada
-Ribeirão
-Rio Formoso
-Caruaru
-Jurema
-Panelas
-São Bento do Una
-São caetano
-Toritama
-Vertentes
-Tacaimbó
-Belo jardim
-Custódia
-Ibimirim
-Inajá
-Iati
-Manari
-Petrolândia
-Sertânia
-Mirandiba
-Afrânio
-Petrolina
-Araripina
-Santa Cruz
-Carnaíba
-Santa Terezinha
-São José do Egito
-Tuparetama
-Aliança



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial