ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Como sair do sedentarismo

 Por: Carlos Bruce/Personal Trainer

O sedentarismo caracteriza-se pela adoção de um estilo de vida em que não se pratica exercício físico regularmente e em que se permanece muito tempo sentado, levando ao aumento do risco de ter obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Veja outras consequências do sedentarismo para a saúde.

Para sair do sedentarismo é necessário alterar alguns hábitos no estilo de vida, mesmo durante as horas de trabalho e se possível dedicar algum tempo à prática de exercício físico.


O que fazer para deixar de ser sedentário

1. Permanecer menos tempo sentado

Para pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas, o ideal é fazer pausas ao longo do dia e fazer uma pequena caminhada pelo escritório, deslocar-se para falar com colegas em vez de trocar um e-mail, fazer alongamentos a meio do dia ou quando se vai no banheiro ou atender chamadas telefônicas de pé, por exemplo.

2. Substituir o carro ou deixá-lo longe

Para diminuir o sedentarismo, uma opção boa e econômica é substituir o carro por uma bicicleta ou ir a pé para o trabalho ou às compras por exemplo. Se isso não for possível, pode-se estacionar o carro o mais longe possível e fazer o resto do caminho a pé.

Para quem anda de transportes públicos, uma boa solução é viajar de pé e sair algumas paragens antes da habitual e fazer o resto a pé.

3. Substituir escadas rolantes e elevadores

Sempre que possível, deve-se optar pelas escadas e evitar escadas rolantes e elevadores. Caso se pretenda ir para um andar muito elevado, pode fazer-se metade de elevador e outra metade de escadas por exemplo.

4. Assistir televisão de pé ou em movimento

Hoje em dia muitas pessoas passam horas assistindo televisão sentadas, depois de estarem um dia inteiro também sentadas no trabalho. Para combater o sedentarismo, uma dica é assistir televisão de pé, o que leva à perda de cerca de 1 Kcal por cada minuto a mais do que se estivesse sentado, ou fazer exercícios com as pernas e os braços, que podem ser realizados sentado ou deitado.

5. Praticar 30 minutos diários de exercício físico

O ideal para sair do sedentarismo é praticar cerca de meia hora de exercício físico por dia, na academia ou ao ar livre, fazer uma corrida ou uma caminhada.

Os 30 minutos de exercício físico não precisam de ser seguidos, podendo ser feito em frações de 10 minutos por exemplo. Isso pode ser conseguido realizando tarefas domésticas, passeando o cão, dançando e fazendo atividades que deem mais prazer ou que sejam mais produtivas, como brincar com as crianças por exemplo.

O que acontece no corpo quando se fica muito tempo sentado

Estar muito tempo seguido sentado é prejudicial à saúde e pode levar ao enfraquecimento dos músculos, diminuição do metabolismo, aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes e aumenta o colesterol mau. Entenda porque é que isto acontece.

Assim, é aconselhado que as pessoas que estejam muito tempo sentadas se vão levantando no mínimo de 2 em 2 horas, para movimentar um pouco o corpo e estimular a circulação sanguínea.

Fonte: Portal Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial