segunda-feira, 18 de junho de 2018

Recordação trágica: Enchente na Mata Sul de Pernambuco


Há exatamente 8 anos, a Mata Sul de Pernambuco começou a ser inundada pelas águas dos rios Una, Pirangí, Serinhaém, Mundaú e Canhotinho. Havia quatro meses que chovia na região, nas cabeceiras dos rios e os mesmos não comportaram as águas vindo a transbordar e invadir, pastos, campos e cidades devastando tudo que encontrava pela frente deixando várias cidades cidades embaixo d`agua como se faz quando se constrói barragens e hidrelétricas.



A população de Palmares e da Mata Sul não esperavam que as águas chegassem com tanta rapidez e começaram a embalar seus pertences devagar e com cuidado, mas as águas não esperaram e invadiram as cidades. Às h17:00 o rio Una quebrou seu curso natural e invadiu a cidade pela ponte de Japaranduba deixando moradores das áreas ribeirinhas ilhados, que subiram nos telhados das casas para salvarem-se enquanto ouviam o barulho das casa próximas caírem e serem arrastadas pelas águas e aguardar a Defesa Civil do estado e o Exército fazerem o resgate de helicóptero.


O saudoso Eduardo Campos, na época governador do Estado, prometeu a construção de quatro barragens orçadas no valor de R$1 bilhão de reais e que teriam conclusão em quatro anos. Iniciou a construção da barragem de Serro Azul que fica localizada em Serro Azul, zona rural de Palmares a qual leva o nome de "Barragem Governador Eduardo Campos", que foi concluida, mas não estamos livres das enchentes. Oito anos se passaram e não houve ordem de serviço nem conclusão das três barragens.

 Por Tereza Lima

Um comentário: