O vice-governador do Estado de Pernambuco Raul Henry e pré-candidato a Deputado Federal (MDB), esteve na segunda feira dia 23 de julho , no Cine Teatro Apolo, explanando sobre a Educação no Brasil e em Pernambuco com o tema: "Práticas Exitosas em Gestão Educacional". Na ocasião fizeram-se presentes o Prefeito do município Altair Júnior, o Deputado Estadual e candidato a reeleição Clodoaldo Magalhães, o Secretário de Educação Enoelino Júnior, Vereadores, Secretários, e toda a Comunidade Educacional.
Raul Henry iniciou sua palestra saudando à todos os presentes e em especial a comunidade educacional com a seguinte frase: "Quero saudar a todos vocês que fazem a educação municipal dos Palmares, vocês que são a principal força transformadora desse País e merecem ser tratados com todo o respeito pelo povo de Palmares".
Iniciando sua palestra, Raul Henry, que não é educador, mas, por ter estado Secretário de Educação do estado de Pernambuco, formou-se em Gestão Pública e Políticas Educacionais pela UFPE, falou que educação é um direito humano fundamental, é um instrumento que dá ao cidadão o direito de fazer escolhas e exercer sua cidadania. Em pesquisa, pude comprovar que uma pessoa com um ano a mais de escolaridade, tem tendência a ter uma remuneração de 10% a mais que a outra. A igualdade de oportunidades deve começar na infância para quando chegarem na idade adulta possam ter condições de disputar o mercado de trabalho em igualdade de condições.
O Brasil criou um sistema de avaliação pelo IDEBE e Prova Brasil que mostra a condição de cada escola no País. De cada 100 crianças que ingressam no Ensinio Fundamental I, só 86 concluem, 76 no Fundamental II e 59 concluem o Ensino Médio, isso mostra o quanto a escola no Brasil precisa ser mais interessante para prender os alunos, para que os mesmos sintam-se motivados e queiram aprender, para mais tarde, disputarem no mercado de trabalho.
Os alunos da escola privada tem um desenvolvimento muito maior em matemática e português do que os da escola pùblica. Podemos observar que o analfabetismo continua grande, tanto é que a maioria dos alunos da escola pública não conseguem distinguir o que é uma informação e uma opinião dentro de um texto, e nessa maioria só 1 consegue ler e interpretar o texto e isso é preocupante.
O vice-governador terminou sua palestra com a seguinte frase: "Ou fazemos uma escola pública de qualidade nesse país ou não vamos jamais enfrentar os desafios dos nossos alunos concorrerem no mercado de trabalho com os alunos das escolas privadas".
Por Tereza Lima
Por Tereza Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário