ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sábado, 16 de março de 2019

APAE Palmares está no seu primeiro ano de funcionamento com louvor


Estive na tarde de ontem (15), visitando as instalações da APAE Palmares que está no seu 1° ano de funcionamento e se encontra em novas instalações, no antigo Restaurante Português no bairro de Santa Rosa. Conversamos com Chiara Santos, Diretora da APAE (Associação de Pais e Autistas Excepcionais), onde a mesma nos falou que a motivação maior para criar a APAE Palmares, era o tratamento caro, pois tem um filho autista.

A dificuldade era grande e pensou em morar em Arapiraca-AL por ter mais condições de fazer o acompanhamento do filho autista. Chiara  assistiu várias entrevistas, vídeos e filmes sobre autismo para, além do acompanhamento com especialistas, cuidar do filho em casa, e em pesquisas, conheceu a Lei do Autista, que foi ideia de Berenice Piana após muita luta.


Em conversas com  as mães, Lidiane, Joviniana, Ana Nívia, Renilda, Ana Rosa e Melissa, decidiu não ir embora, pois se sentia covarde em ver várias crianças autistas precisando de um acompanhamento e decidiu cria a APAE Palmares. Encontravam-se na Florence, Escola Técnica de Enfermagem, aos finais de semana e marcaram um encontro com a Bacharel em Direito, Dra. Marcia Barreto, e dia 20 de julho de 2016, fizeram um Ato Inaugural no Cine Teatro Apolo.

Em Março de 2017, recebemos um telefonema de Oswaldo da Federação Pernambucana das APAEs para nos filiarmos, aceitamos de imediato e tivemos que mudar o estatuto e a filiação aconteceu em 01 de agosto de 2018, portanto, temos duas datas de fundação da APAE. Atendemos 32 crianças e há uma lista grande de espera, pois só temos dois profissionais voluntários no atendimento e a demanda é grande. Atendemos as cidades de Água Preta, Catende, Jaqueira, São Benedito do Sul, Quipapá, São José da Coroa Grande, Gameleira e Xexéu. Estamos buscando parceiros.

À Direita: Chiara (Diretora)  |  À Esquerda: Claudia Cabral (Voluntária/Recreadora)

"O desenvolvimento das crianças é uma vitória para os voluntários, onde  as crianças colocam para fora suas habilidades, seus dons. Estamos chegando ao nosso primeiro ano de funcionamento com muito trabalho e empenho e muitos não tem conhecimento sobre o autismo e nós da APAE Palmares, estamos levando esse conhecimento para as pessoas.


Estamos com um projeto pioneiro no Brasil que é a "Terapia na Fazenda" com a Dra. Roberta Queiroga, Fonoaudióloga, onde levamos as crianças à cidade de São benedito do Sul, onde os mesmos mexem com a terra, plantam e o contato com a natureza faz bem aos autistas, os deixam calmos, trabalhamos a socialização, o trabalho coletivo, o alcance das crianças."

Palavras de Chiara Santos, Diretora da APAE Palmares
Por Tereza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial