Foto: Fred Dufour/AFP
A palavra de 2019 no mundo da tecnologia é revolução. Com
vários lançamentos e “viradas de chave”, os novos aparelhos e recursos
apresentados pelas empresas definiram o ano. Desde a chegada dos chineses ao
Brasil (como Xiaomi e Huawei) até novos serviços de streaming, as novas
tecnologias mudaram o dia-a-dia do brasileiro em 2019.
Smartphones
O ano de 2019 foi marcado pela chegada em peso das
principais companhias chinesas ao mercado brasileiro. A Xiaomi, por exemplo,
abriu sua primeira loja no Brasil em julho, com alguns dos seus mais famosos
aparelhos, desde smartphones até acessórios como fones de ouvido (AirDots) e
smartwatches (Mi Band).
A empresa chegou a abrir uma segunda loja, em São Paulo, em
novembro deste ano. Além da própria comercialização física, parceiras como a
Amazon comercializam os produtos pela internet.
Além dela, outra chinesa, a Huawei, também chegou ao mercado
brasileiro em 2019. A empresa trouxe também celulares potentes como a linha
P30, além de quiosques espalhados pelo País.
A Huawei, pelo mundo, também protagonizou um embate
comercial com os EUA, que acusaram a empresa de espionagem. O resultado foi um
embargo dos norte-americanos com os chineses.
Já consolidada no mercado brasileiro, a Apple apresentou
mais uma linha de smartphones em 2019. A empresa lançou o iPhone 11, tanto na
versão mais básica quanto na versão Pro. O grande diferencial foram as potentes
câmeras, com três lentes no melhor aparelho apresentado pela companhia.
5G
Muito da revolução apresentada em 2019 está no anúncio do
5G. A apresentação da nova tecnologia, o futuro do 4G, trouxe novas
possibilidades em termos de conexão. Em locais como Reino Unido e Coreia do
Sul, o 5G permitiu uma conectividade mais rápida do usuário com a internet,
além de menor consumo de bateria.
Porém, um grande diferencial está na quantidade de pessoas
que utilizam. Isso porque o 5G permite que mais usuários se conectem a um mesmo
ponto, o que facilitaria em eventos como o Rock In Rio, por exemplo, que teve a
tecnologia como teste.
Para o Brasil, no entanto, a tecnologia deverá demorar um
pouco para chegar ao mercado comercial. A Anatel definiu este ano o modelo da
licitação para a banda de 5G no Brasil, mas a expectativa das empresas é que o
processo tenha continuidade apenas em 2021.
Lei Geral de Proteção aos Dados
Com grande debate, a Lei Geral de Proteção aos Dados foi
assunto em 2019, às vésperas de sua implantação no Brasil. A Lei nº
13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento
de dados pessoais.
Com previsão de início de vigência em agosto de 2020, a lei
define tópicos como os dados pessoais, dados pessoais sensíveis e o tratamento
deles por parte das empresas.
Streaming
2019 foi o ano também de novas opções para quem curte
streaming. Além da Netflix ou do Spotify, empresas como a Amazon chegaram com
força ao mercado de conteúdo multimídia. A gigante americana, por exemplo,
trouxe para o Brasil o Amazon Prime Video e o Amazon Prime Music ao preço de R$
9,90.
Já nos Estados Unidos, a Disney apostou no “Disney+”, que
reúne todo conteúdo da companhia, além de novos produtos como a série “The
Mandalorian”, do universo Star Wars.
A Apple, por sua vez, apresentou o AppleTV+, serviço de
streaming que traz conteúdos como a série “See” protagonizada pelo ator Jason
Momoa (Aquaman). O conteúdo ofertado pela Apple chegou ao Brasil em novembro
deste ano.
Jogos
O universo dos jogos teve um 2019 repleto de nomes de peso e
de anúncios bastante aguardados. A maioria deles esteve reunida no The Game
Awards, considerado a principal premiação de games do mundo.
Os indicados em cada uma delas são eleitos por meios de
comunicação, selecionados no mundo todo. O grande destaque foi Sekiro, da
FromSoftware/Activision, que venceu o prêmio de jogo do ano.
O jogo se passa em uma versão mágica e fictícia do período
Sengoku no Japão, e segue um shinobi que tenta se vingar de um clã samurai que
o atacou e sequestrou seu lorde.
Além dele, Death Stranding, do conhecido produtor Hideo
Kojima, também chamou a atenção com a presença de atores conhecidos como Mads
Mikkelsen e Norman Reedus (The Walking Dead).
Esports
O ano foi de recordes e de novidades para o mundo dos
esports. Modalidades como Fortnite e Free Fire despontaram com torneios
grandiosos. Tendo US$ 30 milhões (aproximadamente R$ 120 milhões) em
premiações, o Mundial de Fortnite consagrou o americano Kyle “Bugha” Giersdorf
como vencedor, diante de um Arthur Ashe Stadium, em Nova York, completamente
lotado.
No Free Fire, o primeiro mundial da modalidade realizado no
Brasil teve como campeão o Corinthians, com o apoio da torcida no Rio de
Janeiro.
Já tradicional no ano dos esports, o Mundial de League of
Legends reuniu um grande público, e consagrou a FunPlus Phoenix como grande
campeã. A decisão atingiu um recorde de 21,8 milhões de Média de Audiência por
Minuto (MAM). Além disso, foram 44 milhões em um pico simultâneo.
Fonte: Folha PE
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