Na manhã de hoje (12), estive conversando com o jovem Nicholas Alves Ribeiro Vasconcelos, professor de Artes Marciais e Bacharel em Direito que encabeça o Projeto Social "Guerreiros de Cristo", no qual atende crianças e adolescentes de baixa renda que admiram o Esporte Olímpico sonhando um dia participarem de competições a nível Regional, Estadual e quiçá, Nacional. O jovem Nicholas falou sobre o projeto e as dificuldades encontradas para mantê-lo.
O projeto teve início há três anos juntamente com outros atletas, o Pezão e o Renato. Por não termos sede própria, treinávamos na praça de Santa Luzia, ao ar livre, para aqueles que não tinham condições financeiras, tendo em vista que Artes Marciais é um esporte caro e nos sentíamos meio que na responsabilidade de passar para aquelas pessoas o esporte com um preço acessível. Pezão alugou um ponto no Mercado Público Municipal dos Palmares cobrando um valor acessível aos amantes das artes marciais. Enquanto várias academias cobravam acima de R$50,00, cobrávamos R$30,00 oferecendo várias modalidades.
O atleta Pezão foi embora e continuei com o projeto fazendo a parte de instrução com as crianças e treinando os adolescentes para competição. Surgiu então o desejo de procurar um local adequado para os treinos, meu tio tem uma propriedade e me cedeu um galpão que fica localizado no bairro de Santa Luzia próximo a Fazenda do Dr. Enoelino Magalhãe Lira e desenvolvemos nossas atividades. Tivemos o apoio da Federação Pernanmucana de Lutas Associadas para colocar nosso tatame, na qual, o Presidente, Mestre Álvaro Moraes, deu parte do valor do mesmo. Procuramos o Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, Cláudio sales, que sempre apoiou os esportes, nos cedeu um caminhão para buscar nosso tatame na cidade de União dos Palmares.
O objetivo do projeto é a formação do cidadão, precisamos agregar valores importantes para a sociedade e o esporte tem o poder de agregar disciplina, auto controle, confiança, saúde, e se tivessemos um investimento nessa área, teríamos uma prevenção maior no futuro, porque esporte é saude, afasta da criminalidade e oportuniza os jovens a terem uma vida diferente.Esse ano tivemos algumas competições onde participei na cidade de Vitória e fui medalhista no Karatê. Tivemos um atleta chamado EWERTON GABRIEL que hoje está morando na cidade de São paulo por falta de oportunidade de emprego, se filiou em uma academia e foi campeão paulista de Muay Tay, e pra nós é uma honra em saber que foi consco que ele começou.
Pernambuco tem o esporte de Luta Olímpica e em Palmares eu sou o representante da FPN fazendo um trabalho para competidores e há 2 anos atras, tivemos uma atleta que conseguiu a terceira colocação no Pernambucano de luta Olímpica, a jovem FLÁVIA MILENA MUNIZ, que é minha noiva, e se empenha muito no esporte, e próximo domingo dia 15, dois atletas nossos irão participar da Copa Caruaruense de Muay Tay. Tenho dois patrocinadores como atleta mas o projeto não tem, e pretendo expandi-lo para todos o município de Palmares.
Nicholas Alves - Graduado em Direito; Pós graduado em direito Penal e Processo penal
Professor - Faixa preta - 1º Dan de Kick-Boxing
Faixa roxa de Luta Livre
Instrutor de Luta Olímpica
Principais títulos - Brasileiro de Kick-Boxing
Pernambucano de Jiu-Jitsu e luta Livre
Campeão do Agreste de Jiu-Jitsu
Detentor do cinturão de K-1 do Vitória Extreme Fight
Por Tereza lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário