ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sábado, 14 de julho de 2018

Sexta Cultural na Cidade da Água Preta com o tema: Sexta na Copa


Na sexta feira dia (06), estive prestigiando um evento cultural que acontece a cada primeira sexta feira do mês, o qual intitula-se "Sexta Cultural." Na ocasião, tive a oportunidade de entrevistar Julieta Pontual que está à frente do projeto como também monitores e alunos que falaram do prazer de fazer parte do CRIAR. Julieta Pontual falou sobre as atividades do mesmo e de como está sendo gratificante poder fomentar a cultura na cidade da Água Preta.



Estava Secretária de educação do Município da Água Preta quando fui convidada pelo prefeito para assumir a Secretaria de Cultura, fiquei agradecida, pois, há um tempo que vinha pensando em criar um projeto para movimentar a cidade na área cultural que fosse permanente, pensei em um espaço onde pudesse agregar várias oficinas culturais e sendo assim, convidar crianças, adolescntes e jovens para participarem conosco e descobrir talentos, como também  exercitar sua cidadania.


Na Ong temos oficinas de capoeira, artes cênicas, violão, já tivemos aulas de balé clássico, percussão, artesanato, pois temos uma parceria com o SEBRAE que nos oportunizou a conhecer o artesanato feito com o bagaço da cana de açúcar e nossos artesãos estão participando da FENEARTE levando o artesanato da Água Preta. No  nosso projeto não só damos oportunidades aos artistas da terra como também trazemos artistas de fora da região da Mata Sul, a exemplo do saudoso Ariano Suassuna e a Orquestra Sinfônica da Cidade do Recife.


Expandimos o projeto dando oportunidade as mães dos alunos oferecendo curso de culinária e artesanato melhorando assim, a renda familiar onde, todas as sextas feiras expõem seus produtos para a venda. Temos o apoio dos pais que é muito importante para nós que estamos à frente do projeto, que ao invés de estarem ociosos, ocupam seu tempo livre exercitando sua cidadania e despertando dons artísticos. Para nossa satisfação, temos dois instrutores que foram alunos do projeto, e eles repassam para os novos o que aprederam, como disciplina, respeito, auto estima.


Minha satisfação maior é que o projeto foi criado em 2001, foi apresentado na Câmara de Vereadores e aprovado. A Sexta Cultural é um Projeto Lei de n 1601/2002 e faz parte da agenda cultural da cidade. Nossos alunos são convidados para se apresentarem em outras cidades e ficam eufóricos por poder mostrar seus talentos. No próximo dia 16 o grupo de teatro se apresentará na praia de Porto de Galinhas e esperamos que também seja um sucesso como foi em outras cidades.
Palavras de JULIETA PONTUAL fundadora do projeto CRIAR


Os alunos de artes cênicas, Vanderson, Jenifer, Jéssica e Carlisson que estavam no momento, falaram da importâcia de estarem inseridos no mesmo  e da satisfação de poder mostrar seus dons artísticos, que além  do teatro, fazem aula de violão, e para minha surpresa, as irmãs Jenifer e Jéssica cantam, como também o Vanderson. Os instrutores Naildo de capoeira, atende a 70 alunos, Tiago de violão e Marta Souza das artes cênicas, falaram da satisfação de verem seus esforços com os alunos gerarem bons frutos, é na Sexta Cultural que o trabalho do mês inteiro é apresentado para a população Aguapretana. Naildo foi um dos alunos do projeto e hoje é instrutor de capoeira e já formou um aluno que dá aulas de Hip Hop nas escolas da cidade. É um Projeto de Lei que deu e está dando certo com o empenho de todos.

Julieta Pontual - Fundadora da ONG CRIAR
Presidente - Lucicleide Santos
Diretora Cultural - Nara Letícia

Por Tereza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial