O Bloco As Puaras teve sua fundação em 28 de fevereiro de 1981, quando 14 amigos estavam bebendo no Bar Caidinho da Maria. Em conversas, decidiram sair vestidos de mulher, alugaram a rural de Marcelo Propaganda e saíram bem irreverentes no carnaval. O bloco precisava de um nome, e um dos amigos, Marcelo Cabral, era conhecido por Marcelo "Puara", daí surgiu o nome do bloco.
No início eram confeccionadas carteirinhas para o controle da direção do bloco, e tinha cordão de isolamento, pois, só homens desfilavam no bloco vestidos de mulher. Zé Ripie e Robson, filho do amigo Zeca, Carlos Cabral e depois veio o saudoso Dorjão "Pinical e Jorge Santana, conhecido como Jorge "Tungão", que ganhou esse apelido pela sua altura e que está há 12 anos à frente do bloco.
Jorge Santana é hoje o Diretor-Presidente do bloco As Puaras, e nos informou que está ensinando Alisson santana para ficar à frente do mesmo, pois já está na hora de aposentar-se da Direção do bloco, irá sair da linha de frente do bloco, mas continuará por trás dos bastidores dando uma força para a nova direção.
Há 4 anos que Jorge não vende oa abadás, são trocados por 2kg de alimentos que são doados ao Abrigo São Francisco de Assis, Comunidade Nova Jericó e Creche Maria Alice. Ficou acordado com a Polícia Militar, que se faz presente mantendo a segurança e a ordem dos foliões, já que o mesmo não tem cordão de isolamento, que o Bloco das Puaras saíria às 22:00Hs e terminaria exatamente às 01:00h da manhã.
O Bloco das Puaras, apesar dos seus 38 anos, que completou sexta-feira dia 28 de fevereiro, não está no Calendário do Carnaval de Pernambuco por não ter representação política na cidade que o faça entrar no calendário, esperamos que aconteça, pois a Mulher da Sombrinha está. Além do Trio Elétrico e o DJ Fábio Blair, 10 Bonecos Gigantes de Olinda que abrilhantaram o Bloco das Puaras. O prefeito de Palmares, Agenaldo Lessa e a Deputada Marília Arraes, marcaram presença no Bloco das Puaras.
Por Tereza Lima
Por Tereza Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário