ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Domênica Rodrigues: Mulher negra que venceu o preconceito

                  Foto: Tereza Lima

Domênica Rodrigues, "Dó", como é carinhosamente chamada, é palmarense, formada em Letras na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, com especialização em Pedagogia, Neuropsicologia, é Terapeuta Comunitária Tântrica, Formação em Terapia Interativa e milita no Feminismo. Está erradicada em Recife há 21 anos e sentiu na pele o racismo  existente  assim  que  lá
chegou, mas não pretendia fazer o caminho de volta, Recife era a cidade que queria morar.

"Mulheres, sejam negras, brancas, ricas, pobres, lindas, feias, sofrem discriminação pelo simples fato de ser mulher, é estrutural da nossa sociedade. Nós mulheres estamos em todos os lugares, as mulheres de Pernambuco são um referencial e que outras mulheres precisam conhecer nossa história para continuarem crescendo como processo de cuidado para o não adoecimento mental", falou Dó.

Domênica não para de estudar, está sempre em busca de conhecimentos para ajudar outras mulheres a vencerem o preconceito. Ministrou palestras e deu cursos por quase todo o Estado de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Onde tiver mulheres precisando vencer o preconceito se fará presente.

Quando morava em Palmares teve um referencial na luta em favor do negro que foi Jaorish Gomes Telles (In memorian)..."Foi uma pessoa que militou na causa mesmo sendo branco, foi, e é um referencial pra mim. Casei com homem branco, tenho uma filha branca. Tive só um namorado negro, mas os outros eram brancos, e a partir do meu casamento e da minha filha, começo a me tornar uma mulher negra e procurei saber das minhas raízes, minha ancestralidade", finalizou.

O Movimento Feminista que milita não é só de mulheres negras pelo feminismo negro, mas, também  identificar as relações de violência.  Precisa garantir e fortalecer a identidade de meninas que são negras de pele negra, e negra de pele clara, pois, Domênica tem uma filha negra de pele clara.

"Esta é a 1ª matéria de um projeto que seria um livro, mas não caberia todos os palmarenses. O projeto saiu do papel e estou executando-o no Blog da Tereza Lima. Título: Palmarenses Que Deram Certo Longe de Sua Terra Natal".

Por: Tereza Lima
Tagas: #palmarensesquederamcertolongedesuaterranatal #Palmares #Pernambuco #Mata Sul

2 comentários:

  1. Tenho grande admiração por Domênica, a conheci em Olinda. Gosto da sua postura, da sua firmeza e do seu acolhimento. Axé e sucesso sempre querida!

    ResponderExcluir
  2. Tenho grande admiração por Domênica, a conheci em Olinda. Gosto da sua postura, da sua firmeza e do seu acolhimento. Axé e sucesso sempre querida!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial