O que são influenciadores digitais e como avaliar sua
influência
Se você ainda não sabe o que são influenciadores digitais,
não se preocupe. Muita gente também não tem a menor ideia do que seja isso,
embora nos últimos tempos, este tenha se tornado um adjetivo muito usado, de
forma muitas vezes errada.
Com o advento das mídias sociais e sua influência sobre a
opinião das pessoas, muita gente passou a se auto denominar “influenciador
digital” como forma de se destacar e de conseguir uma relevância, seja ela
social ou profissional, que nem sempre lhe é devida.
Por falta de referências técnicas caímos então no dilema de
o que são influenciadores digitais e quem na verdade só está o que chamo de
“fazendo espuma” nas mídias sociais. Quem realmente influência o mercado e quem
está apenas fazendo um show?
Quer saber então quem são os influenciadores digitais e quem
são os fanfarrões? Existem critérios técnicos e lógicos para definir quem é
quem no universo online e eu convido você a acompanhar o raciocínio.
Definindo o que são influenciadores digitais
Segundo definição da Wikipédia, um influenciador digital
seria:
“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam
em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando
conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações
e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia
A definição é tecnicamente válida, mas é necessário avaliar
e principalmente quantificar essa questão de ser ou não um influenciador
digital.
- Somos todos influenciadores digitais ou não?
- O que é um influenciador digital do ponto de vista técnico?
- Existe uma forma de medir o grau de influência digital de uma pessoa ou marca?
- Como se tornar um influenciador digital de verdade
Vamos então discutir esses pontos e definir exatamente o que
é um influenciador digital e o que é simplesmente “espuma midiática”
aproveitando a onda das redes sociais.
Todos nós somos influenciadores digitais
Uma das principais características da Internet é justamente
ser um território livre, ou seja, qualquer pessoa com acesso à rede a partir de
um computador ou dispositivo móvel conectado.
Junto com essa facilidade de comunicação, vieram as redes
sociais, que hoje em dia proporcionam um grau de exposição muito grande a
qualquer pessoa que tenha criado um perfil, página ou canal nas diversas opções
de redes disponíveis nestas redes.
Como um dos objetivos destes perfis e outras ferramentas é
justamente conquistar uma audiência cativa, é natural que em busca dessa
audiência as pessoas acabem por atrair outras pessoas que compartilhem de suas
ideias para este núcleo digital.
Sendo essa audiência, em sua grande maioria e de uma forma
ou de outra conivente com as opiniões expressas por estes perfis, podemos então
dizer que qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais, é sim, de
certa forma um influenciador digital.
O problema para definirmos quem são os influenciadores
digitais é a amplitude dessa influência e de que forma ela se materializa e se
quantifica. Por definição, todos nós somos influenciadores digitais.
Cai, portanto, um dos grandes argumentos daqueles que se
auto qualificam como “influenciadores digitais”. Eles não são únicos e muito
menos pessoas especiais. São apenas pessoas expressando suas opiniões e
conceitos.
É claro que a audiência que possuem faz alguma diferença,
mas o número desta audiência não significa necessariamente a concordância em
relação às opiniões e conceitos emitidos e muito menos a capacidade de moldar
opiniões.
Tecnicamente o que vem a ser um influenciador digital?
Passando para o ponto de vista técnico, um verdadeiro
influenciador digital é aquela pessoa ou marca, que através de seu conteúdo
consegue influenciar de alguma forma a maneira que seus seguidores nos meios
digitais encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.
Tomando-se este conceito como base, alguns dos argumentos
destes supostos influenciadores digitais caem por terra. Será que o fato de
terem muitos seguidores ou fãs significa que estas pessoas são realmente
influenciadas pelas opiniões divulgadas?
Será que esse elevado número de “Seguidores” ou “Fãs” não
são apenas espectadores de um show, muitas vezes até mesmo bizarro? Como
avaliar esta influência? Haveria um número indicador da real influência destes
perfis?
Como avaliar um influenciador digital?
É claro que uma avaliação de quem são os influenciadores
digitais não pode ser preciso. Afinal de contas, estamos falando de pessoas e
não apenas de curtidas, número de fãs ou seguidores. Você conhece coisa mais
imprecisa do que o ser humano?
O problema é que quando trabalhamos com marketing nas mídias
sociais, por uma questão de coerência e avaliação de resultados, precisamos sim
de um indicador técnico para avaliar os milhões de perfis existentes hoje em
dia nos diversos canais.
No caso do Facebook, podemos analisar o grau de engajamento
de uma determinada página. No caso do Instagram isso também é possível. No caso
do Twitter, uma simples regra de três também define o verdadeiro grau de
influência de um perfil.
E como fazemos para avaliar de uma forma mais ampla quem são
os verdadeiros influenciadores digitais? Quem realmente “faz a terra tremer”
quando publica alguma coisa em suas redes sociais e que na verdade só “faz
espuma” em seus posts?
Um dos principais indicadores sobre a influência nas redes
sociais é o Klout, um algoritmo desenvolvido justamente para avaliar o grau de
influência gerado por um conjunto de canais nas mídias sociais.
Então o Klout é o verdadeiro indicador de quem é um
influenciador digital? Claro que não. Em um universo onde temos que avaliar
sentimentos e intenções, como o das mídias sociais, um único indicador não pode
expressar a verdadeira força de um perfil.
O Klout é um dos parâmetros dos quais o analista de mídias
sociais se vale na hora de avaliar uma determinada presença nas mídias sociais,
mas é claro que existem outros sinais que confirmam essa força do perfil ou
marca.
Uma das máximas da web análise é justamente não confiar em
uma única métrica, mas sim, confronta-la com outros indicadores para se obter a
validação da informação. Em temos de métricas, podemos garantir que não existe
verdade absoluta.
Como se tornar um influenciador digital de verdade?
Definido o que é um influenciador digital, podemos então
falar sobre como se transformar em uma verdadeira referência nas redes sociais
e outras plataformas online, o sonho de muita gente e marcas nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, para se transformar em um verdadeiro
formador de opinião na Internet você precisa trabalhar a base do seu conhecimento,
expondo não apenas opiniões, mas principalmente os conceitos que as
fundamentam.
Comece este trabalho criando um site ou blog pessoal onde
você exponha as suas ideias, conceitos e princípios. O blog no marketing
pessoal exerce uma função importantíssima na criação da sua imagem online.
Obviamente o conteúdo publicado precisa ser bem estruturado
e baseado em uma estratégia macro de marketing pessoal na Internet. Criar um
blog para não agregar valor a seus visitantes é pura perda de tempo.
O segundo passo é ter uma boa estratégia de marketing nas
mídias sociais que respalde e amplifique o conteúdo publicado em seu site ou
blog. É o que chamamos de trabalho de construção de autoridade, tanto do ponto
de vista de conteúdo como também de marketing de relacionamento nas redes
sociais.
Acredito que o verdadeiro caminho para quem deseja saber
como ser um influenciador digital seja pensar na noz antes de pensar na casca.
O conteúdo será sempre mais importante que a forma.
[icon name=icon-thumbs-up-alt] Complemente a sua leitura com
o artigo Como se tornar um Influenciador Digital
Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais,
poderá distinguir mais facilmente quem realmente faz a diferença em seu mercado
de atuação e quem está por aí só fazendo espuma. Mantenha-se atualizado
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Por: Alberto Valle/Academia do Marketing
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