ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Artistas Plásticos do Instituto de Belas Artes Vale do Una - IBAVU, exportam suas peças para outros estados do Brasil

                  Foto: Tereza Lima

Os Artistas Plásticos Hildo José da Silva Neto, Rauny Lucena Gomes da Silva, José Carlos da Silva e Flávio Rufino (idealizador da Oficina Barro Fino), criam suas peças no Ateliê do IBA Vale Una.

Hildo Neto nos falou como surgiu a ideia do "Barro Fino" onde o mesmo pinta seus quadros no Ateliê do IBA Vale Una. "A ideia surgiu através do Flávio Rufino que nos falou da experiência com a arte do barro, falei pra ele que conhecia uma pessoa que poderia nos ajudar, o Cosmo, responsável pela Cerâmica Natália e o Roberto, proprietário da empresa. Ao conhecer nosso projeto nos apoiou de imediato, nos cedendo a argila e o espaço no fogo para queimar as peças. Nossa primeira queima foi artesanal, cavamos um buraco no quintal do ateliê, meio técnica indígena, mas não teve muito sucesso, então levamos para a Cerâmica e o resultado é uma coloração muito bonita", falou Hildo.

Rauny está há quase um ano trabalhando com o barra, mas no IBAVU, está há mais tempo pintando suas telas, mas quando mexeu no barro, foi amor à primeira vista. Quando produziu sua primeira peça não parou mais. "Faço vários tipos de peças, mas a minha  especialidade são as máscaras, meio carrancas, é como se estivessem no meu inconsciente, quando pego no barro e começo minha criação, vem à mente uma máscara como se já a tivesse visto e preciso retratá-la moldando-a no barro", explicou Rauny.

Os jovens Artistas Plásticos são facilitadores da técnica do barro, ministram oficinas nas escolas públicas de Palmares, mostrando que a natureza tem muito a nos oferecer para a nossa sobrevivência sem que precisemos destruí-la. José Carlos chegou para aprender a técnica do barro e não saiu mais, chegou para somar e produz sua peças que já estão sendo comercializadas. "Estou no IBAVU há 09 meses sempre em processo de produção onde chegamos pela manhã e saímos à noite semanalmente, almoçamos aqui, é o nosso local de trabalho", finalizou José Carlos.

As peças produzidas pelos artistas plásticos, estão sendo exportadas para outros estados do Brasil, a exemplo de Minas Gerais e São Paulo, são expostas em Feiras de Artesanatos, Festivais Culturais e pelo Instagram. As peças vendidas são 100% do artista, uma iniciativa do Diretor/Presidente do IBAVU Paulo Profeta, para incentivar o artista e fazer com que a arte evolua e se expanda para outros jovens da cidade.

As peças variam entre R$ 100 à R$ 1.500. Você pode encontrá-las além da vitrine do IBA Vale Una, no Instagram dos artistas.


Hildo Neto é estudante de Dsigne na UFPE - Caruaru e estagiário no IBA Vale Una - Palmares         
                  José Carlos

                   Rauny Lucena



                  Torno adquirido com recursos do COMDECA - Palmares





                                    Foto: Tereza Lima

Por: Tereza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial