ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Chuva causa alagamentos e transtornos em Ribeirão-PE


A chuva que atingiu Pernambuco entre a noite da quarta-feira (12) e a madrugada desta quinta-feira (13) deixou alagadas ruas da cidade de Ribeirão, na Mata Sul do estado. Vídeos enviados para o WhatsApp  mostram alagamentos no município, que tem histórico de enchentes e transtornos por causa de temporais (veja vídeo acima).

Na quarta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas fortes na Mata Sul. Segundo o secretário de infraestrutura de Ribeirão, Flávio Henrique Lima, a região do Centro da cidade foi a mais atingida pelos transtornos.

"Estamos monitorando áreas de encosta, colocando lonas plásticas, e as áreas ribeirinhas, para que, se a chuva aumentar, elas [as pessoas] sejam remanejadas para as casas de parentes ou abrigos municipais. Apesar disso, a chuva maior ocorreu de madrugada e, durante a manhã, o temporal diminuiu", afirmou.

Nas imagens, é possível ver o alagamento, com correnteza, em ruas de Ribeirão. A cidade é cortada pelos rios Amaraji, Sirinhaém e Ribeirão. Em 2017, eles transbordaram e deixaram mais de mil famílias desalojadas.

"Até agora, os rios estão com níveis baixos, normais. Também não há ninguém desalojado, todo mundo está em suas casas, mas estamos monitorando tudo", declarou o secretário.

Segundo o chefe de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira, a previsão é de mais chuva durante o dia. "O aglomerado de nuvens está muito grande e acreditamos que vai chover, a previsão é de chuva. Esse sistema pode se estender até a sexta-feira (14)", disse.

Alerta de chuvas:

O alerta para a possibilidade de chuva forte é válido até as 17h desta quinta-feira (13). Ainda segundo a Apac, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.

Na capital pernambucana, há um plantão permanente, que pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita. Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos em locais seguros, segundo a Defesa Civil do Recife.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial