ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Músico Evilázio Paiva: da flauta doce ao Saxofone que o levou de Palmares para o Chile

                                           Imagem: Arquivo Pessoal

Evilázio Paiva é Palmarense erradicado no Chile desde 2007, iniciou na música com flauta doce no Projeto Órpheons em Palmares-PE com o Maestro Sgt Castro que o ensinou não só a tocar, mas a lê música. Fez um curso intensivo de música por duas semanas com o Maestro Ademir Araújo do Conservatório Pernambucano de Música patrocinado pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho - FCCHBF, na gestão do então Presidente, o poeta Juarez Correia, tomou aulas no Centro de Educação Musical de Olinda e pela Escola de Arte João Pernambucano. Também fez o Curso de Inteligência Cênica para Músicos.

O jovem músico Evilázio Paiva, nos contou como a música entrou em sua vida. "Minha mãe comprou uma flauta doce de plástico que vem com um folheto com algumas informações de como tocar e algumas músicas como: Luar do Sertão, Asa Branca, Parabéns Prá Você e outras , posso dizer que sou 'Autodidata' aprendi as notas sozinho a partir da flauta de plástico que ganhei da minha mãe. Minha tia tinha uma Harpa onde havia folhas pontilhadas ensinando como tocar, dedilhei a Harpa e começou a sair umas melodias que tocavam meus ouvidos e minha alma, daí me apaixonei de vez pela música", falou.

Evilázio estudou em escola particular mas, foi na escola pública onde a música enraízou-se de vez em sua vida. "Antonio de Castro (Sargento e Maestro), apareceu na escola como se tivesse invadido a sala com as flautas, oferecendo aulas de música gratuitamente. Um amigo chamado Daniel que é clarinetista, me deu incentivo para que fosse para o projeto de música, fiz o teste  e passei, fiquei estudando com  minha flauta até quando o Maestro Castro começou a dar o instrumento a cada um e o meu foi o Saxofone. Não contive minha felicidade em poder tocar um instrumento de verdade, profissional", disse.

"Durante o processo de aprendizado, o professor Neves nos levou para tocar em Tamandaré e foi o máximo, Castro sempre nos levava para fazer apresentações, e tudo era aprendizado, era muito 'impactante'. Ensaiei no Stúdio de Mané Preto, toquei com Marquinhos que me apresentou Felipe Genaldo que me levou prá tocar com Zé Linaldo e foi aí que tive minha primeira participação na gravação de um CD. Não posso esquecer de Vavá Aprígio, foi muito aprendizado com uma 'galera' de muita musicalidade. Toquei na noite em Barzinhos, Festmares, Carnaval dei aulas em um Projeto Social, resgatando a Cidadania em Palmares, também no Centro de Educação Experimental na FAMASUL, e não posso esquecer do Grupo de Arte Popular dos Palmares onde toquei", finalizou Evilázio.

A ida do músico Evilázio Paiva para o Chile, se deu através de Eduardo que o levou para tocar na praia da Pipa, a Pipa Beach, foi onde tocou com Ivan que no verão brasileiro vinha tocar aqui no Brasil. Conheceu uma pessoa que o convidou para tocar no Chile e a proposta foi muito boa. Já no Chile, Evilázio tocou com Charles Garcia, considerado o pai do rock espanhol.

Artistas de nome internacional com os quais já tocou:

Tita Parra e Isabel Parra (filha e neta da Violeta Parra), onde gravamos o disco "Yo Soy La Feliz Violeta", participamos do Festival do Peter Gabriel, Womad Festival; Antonio Chicorea Sánches; Manuel Garcia; Alberto Portocarrero (Perú); participou de um disco em homenagem ao Victor Jara com o artista Rodrigo Maureira; tocou com um grande percussionista e baterista que faleceu no início deste ano;  tocou com Kiuje Hayashida, guitarrista do Charly Garcia (considerado o pai do rock em espanhol); tocou com Enrique Luna (peruano gringo), considerado o Pai do Jazz fusão no Chile; David Ortega (cubano erradicado no Chile), e entre tantos estilos musicais tocou Folclore, Bossa Nova, MPB e hoje, está tocando Blues. Toca atualmente com Seriou Business Blues.

Sigam Evilázio Paiva no Youtub, Facebook e Instagram






                  Imagens: Arquivo pessoal

Palmarenses Que Deram Certo Longe de Sua Terra Natal

Por Tereza Lima
Tags: #evilazio paiva #palmarenses que deram certo longe de sua terra natal #palmares #pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial