ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Quais são os sintomas de um coágulo sanguíneo? Sinais a ter atenção


Apreocupação com o surgimento de coágulos sanguíneos num pequeno número de pacientes que receberam a vacina da Oxford/AstraZeneca levou vários países a suspender o seu uso.

  

Todavia, reporta o jornal Mirror Online, das 18 milhões de pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus no dia 24 de março no Reino Unido, apenas 30 delas desenvolveram coágulos sanguíneos, que resultaram em tromboses cerebrais, e sete pessoas morreram.


Até ao momento ainda não está claro se os coágulos são um efeito colateral da vacina da AstraZeneca, ou apenas uma coincidência.


A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde diz que ainda assim os benefícios continuam a superar quaisquer riscos.


No entanto, é importante estar ciente dos sinais e sintomas associados aos coágulos sanguíneos. Veja o que precisa saber:


O que é um coágulo de sangue?


A coagulação do sangue é um processo importante que ocorre no corpo para evitar sangramento excessivo quando temos um corte ou uma lesão.


Dois tipos de células sanguíneas denominadas plaquetas e proteínas no plasma trabalham juntos para parar a hemorragia e formar um coágulo sobre a lesão. Sendo que estes se dissolvem naturalmente após a lesão ter cicatrizado.


Todavia, os coágulos podem formar-se no interior dos vasos sanguíneos sem que haja uma lesão óbvia, e não se dissolverem naturalmente.


Estes podem ser perigosos e requerem tratamento urgente.


Quais são os sintomas de ocorrência de um coágulo sanguíneo?


Segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), caso suspeite que tenha um coágulo deve procurar auxílio médico imediatamente. 


O NHS salienta que os principais sintomas de aparecimento de um coágulo sanguíneo incluem:


Dor latejante ou cãibras, inchaço, vermelhidão e calor na perna ou no braço.

Falta de ar súbita, dor aguda no peito (que pode ser pior quando inspira) e tosse, ou tossir sangue. 

Adicionalmente, de acordo com o médico Amir Khan em entrevista no programa Good Morning Britain: "é bastante raro esses coágulos sanguíneos muito específicos afetarem o cérebro, é comum sentir efeitos colaterais mínimos depois de receber a vacina, como temperatura, febre, calafrios, dores de cabeça, mas se as suas dores de cabeça persistirem depois de quatro dias após a toma da vacina, então deve procurar ajuda médica". 

Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial