Esse foi o tema trabalhado hoje nesta sexta-feira, dia 15 e setembro, trabalhar esse tema envolve não só o viés da agricultura mas também todo o poder e principalmente chama a responsabilidade da Educação para o debate.
A conferência objetivou identificar os principais desafios oriundos da atual conjuntura, analisando seus impactos para efetivação e consolidação do SISAN/SESANS e Políticas Públicas da SAN. Traçando ações e estratégias fundamentais para a efetivação e consolidação do SISAN/SESANS e as Políticas Públicas do SAN. Numa perspectiva de construir estratégias que fortaleça e amplie a participação e o controle social, valorizando as vozes dos territórios analisando as implicações na relação bipartide de modo a garantir o fortalecimento do SISANS e a efetivação do DHANA.
A GRE Mata Sul, assumindo a responsabilidade social e política traz em sua fala através do professor Danilo Santos a importância de quebrar paradigmas que se deve estudar e sair do campo, como se o campo fosse um espaço sem identidade e sem vida. Trazer investimentos e possibilidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais par que eles possam crescer, investir e reduzir o índice de Êxodo rural deve ser o diálogo.
Através do Núcleo de Educação do Campo NEC Mata Sul, foi possível ter uma demonstração do quanto a Educação do campo tem feito a diferença na vida dos estudantes da EJA Campo de Água Preta, Amarají, Catende, Belém de Maria, Lagoa dos Gatos, Gameleira, Palmares e Rio Formoso. Onde Técnicos do NEC, professores articuladores, professores de turmas, professores de práticas agrícolas e estudantes buscam por SOBERANIA ALIMENTAR. Trabalhando temas que elevam a busca pelo direito dos povos de escolherem como organizarão a produção e distribuição dos alimentos, numa estreita relaçaõ com temas como a democratização do acesso à terra, modelos produtivos sustentáveis (agroecologia) e pequena produção (agricultura familiar).
Afinal "se o campo não janta a cidade não janta".
Gerente Regional - @danilosantos.pe
#trabalhoefortalecimentodaeducação
Nenhum comentário:
Postar um comentário