ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sábado, 7 de dezembro de 2019

Detento é morto após briga dentro de presídio de segurança máxima

                  Imagem: Reprodução/TV Globo

Um detento da Penitenciária de Itaquitinga, presídio de segurança máxima na Zona da Mata de Pernambuco, morreu após uma briga com outro presidiário na madrugada da última sexta-feira (6). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ele foi encaminhado a uma delegacia da Polícia Civil.

O Instituto de Criminalística e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionados para apurar as circunstâncias do crime.

O complexo penitenciário de Itaquitinga foi inaugurado em janeiro de 2018, quando foi entregue o primeiro dos cinco módulos previstos. A ideia inicial era fazer um projeto com Parceria Público Privada (PPP), que não deu certo.

As obras no local se arrastam há quase uma década. Em 2012, foram paralisadas. A construção foi reiniciada em 2017. Em dezembro de 2018, o governo estadual repassou para a União a posse do 3º módulo do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, com capacidade de 300 vagas.

Fugas e protestos

Desde a inauguração, duas fugas de detentos foram registradas na unidade. Uma delas ocorreu em fevereiro de 2019 e a outra aconteceu em maio do mesmo ano.

Em setembro de 2019, detentos atearam fogo em colchões dentro das celas como forma de protesto ao regime de segurança máxima adotado pela unidade prisional. Segundo a Seres, nenhum preso ficou ferido.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial