ANUNCIE AQUI


ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 6 de março de 2020

Daniel Podsk, músico palmarense faz sucesso em Paris

                  Arquivo pessoal

Daniel Timóteo da Silva, palmarense, de pseudônimo Daniel Podsk, iniciou seus estudos na música com Agrinério Fernando (Nerinho), em Palmares, logo após migrou os estudos para a capital pernambucana, onde estudou no Centro de Educação Musical de Olinda - CEMO, e no Conservatório Pernambucano de Música - CPM. É graduado em Música Popular pelo IFPE Campus Belo Jardim co habilitação em Bateria e Percussão, possui Pós-Graduação em educação Musical com ênfase em Artes - Facel. Em 2017 migrou para Portugal onde cursou mestrado na área de Jazz Performance pela Universidade de Aveiro em Portugal. 

Daniel Podsk nos fala sobre sua trajetória musical e diz que "a gente está onde se põe".

"Meu nome artístico surgiu por causa da profissão quando cheguei em Recife em 2006, onde toquei com uma dupla sertaneja há 15 anos atrás. Havia um 'cara' que trabalhava no stúdio onde exatamente  tudo que ele falava era 'podes crêr', então uma pessoa da produção falou que meu nome artístico poderia ser 'Daniel Podsk'ele e assim ficou", disse.

"Em 2003 estudei no Cemo, que é uma escola de música em Olinda, onde estudei com o Maestro Mário Câncio (In memória), e com  o professor de bateria chamado Bingo, que além de tocar bateria, tocava baixo em uma banda instrumental de Recife chamada Anacrusa, onde se apresentavam todas as semanas (salvo engano às terças-feiras) no Shipping Tacaruna em Olinda. Em 2005 estudei no Conservatório Pernambucano de Música. Em 2006 obtive o certificado de habilitação como Músico Profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil", falou.

No ano de 2017 Daniel viajou para Portugal com a finalidade de cursar o mestrado citado no início da entrevista, mas não entregou a monografia por um problema de saúde na voz do filho, acarretando assim no trancamento do Mestrado, pois, decidiu investir na saúde do filho, pois era o momento oportuno para isso. Por meio de um amigo francês que conheceu em Recife, o mesmo foi visitá-lo em Lisboa e o convidou para morara em Paris, no segundo semestre de 2018 Daniel mudou-se para Paris. "A adaptação não foi fácil, as pessoas não sabem o que você tem na mente, é muito importante saber a língua para o país onde se migra, pelo menos o básico, pois quando se chega em um país onde existe uma outra língua nativa que não é a sua, no meu caso o português, e não sabe falar, é muito complicado, pois elas não sabem quem você é, e o que procura, elas estão preocupadas em resolver os "problemas delas", não sabem se você é um gênio ou um 'mal fake', então, não existe outra opção a não ser aprender o idioma e lutar todos os dias, pois ninguém fará isso por você, o empurrão já foi dado, agora é correr atrás", finalizou.

Daniel Podsk gravou em 2014 na cidade do Recife seu primeiro disco intitulado "Relembrando (PE) Pernambuco" onde faz homenagem aos compositores pernambucanos da música instrumental com lançamento do álbum no ano de 2015, no Sesc Casa Amarela.. Seu mais recente trabalho foi gravado em Paris no ano de 2019, onde produziu e tocou (bateria, percussão e gravou vocais) junto com o guitarrista italiano erradicado em Paris, Vittorio Saponaro. Essa produção em específico, trata-se de um EP em homenagem a João Gilberto, possui 5 faixas, além da poesia "O Forte e o Natural" de autoria própria. O EP foi lançado em 7 de janeiro de 2020, no renomado Club de Jazz Parisiense Sunset Sunsid. Daniel Podsk prepara seu novo trabalho para 2021 em forma de EP que será gravado no segundo semestre de 2020 na França.

Daniel Podsk trabalhou como professor de música no ano de 2005 na Escola Professor Carlos Gomes, na cidade da Escada, Pernambuco, e no Conservatório de Música em Jaboatão dos Guararapes, além de lecionar aulas particulares em seu Home Stúdio e trabalhar como Siderman acompanhando vários artistas nos palcos pelo Brasil e exterior. Daniel Podsk também trabalha gravando jingles e álbuns como baterista e percussionista em Stúdio.

#Palmarenses Que Deram Certo Longe De Sua Terra Natal








                             Imagens: Arquivo Pessoal

Por: Tereza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial